segunda-feira, 8 de março de 2010

Debate Setorial - Livro, Leitura e Literatura

A Pré-Conferencia Setorial de Cultura foi aberta na noite de domingo (07) e contou com a presença de autoridades responsáveis pela Cultura Nacional. O principal representante da área no Governo esteve presente e fez discurso em prol da produtividade e criatividade do povo brasileiro.

Segundo o Ministro da Cultura Juca Ferreira, a Pré-Conferencia além de essencial para discussão temática, enfatiza debates setoriais para que chegasse ao um denominador comum e lutar por esse eixo. “Nenhuma luta é em vão, por isso aqui abriremos mais uma luta para o crescimento da Cultura no Brasil”.

Em seu discurso de abertura, o Ministro lembrou do setor de Livro, Leitura e Literatura que é uma das áreas em discussão nesses dias. Juca, disse que o número de leitores no país poderia ser bem maior. “É um absurdo ainda existir na internet resumos de obras de grandes autores. Isso denigre a imagem da literatura e se deve criar métodos para impedir essa prática”, enfatizou o Ministro.

As palavras de Juca engrandece um dos temas que será discutido nessa Pré-Conferencia de Cultura. Essa luta é para impedir a digitalização e cópias de obras, ou trechos de livros sem a autorização do autor ou responsável legal.

A Pré-Conferencia de Livro Leitura e Literatura continua agora à tarde. O debate começou às 15h e o primeiro passo é a conclusão do texto final para criação da PNLL (Programa Nacional de Livro e Leitura).

A Esplanda dos Mistérios foi o palco escolhido para poder unir durante essa semana a Cultura Nacional. A Pré-Conferencia vai até amanhã (9), e a Conferencia Nacional de Cultura terá início no dia 11 (quinta-feira) e termina no dia 14 de março (domingo).

Nenhum comentário: